terça-feira, julho 31, 2007

Imitando a natureza

Não é de hoje que os seres humanos imitam os projetos da natureza. As idéias que tiraram dela ajudaram os pesquisadores a desenvolver tecnologias que vão do velcro ao avião, passando pelos sonares e robôs. Desta vez, a inspiração veio dos mexilhões e da lagartixa – sim, aquele reptilzinho simpático que ajuda a eliminar insetos indesejáveis.

Cientistas norte-americanos projetaram uma cola resistente à água e capaz de ser reutilizada mais de mil vezes. Com isso, eles praticamente reproduziram as propriedades adesivas das lagartixas e dos mexilhões. O segredo está numa substância elaborada com diversos polímeros com propriedades parecidas com as dos microscópicos pêlos que permitem às lagartixas aderir às paredes. Só que a capacidade adesiva das lagartixas é reduzida quando entram na água.

É aí que entra o mexilhão. Os pesquisadores recobriram a primeira substância com outra camada de polímeros sintéticos que imitam as proteínas adesivas dos mexilhões. Assim, a cola resultante passou a funcionar também em ambientes úmidos.

A descoberta pode ter aplicações médicas e industriais, e nos faz pensar, mais uma vez, que se o ser humano precisa de inteligência para projetar tecnologia, de onde veio a tecnologia que inspira o ser humano?

Michelson Borges é jornalista, membro da Sociedade Criacionista Brasileira (www.scb.org.br) e autor dos livros A História da Vida e Por Que Creio (www.cpb.com.br).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails