terça-feira, agosto 10, 2010

Sistema sensorial da pele

A revista Pain publicou os resultados de um novo estudo que revelou algo que parece estar se tornando lugar comum nestes dias de avanços tecnológicos: a capacidade sensorial humana é muito mais complexa e cheia de nuances do que se pensava. Cientistas das universidades de Liverpool (Inglaterra) e Cambridge (Estados Unidos) revelaram que o corpo humano dispõe de sistema sensorial totalmente exclusivo e isolado, independente dos nervos que dão à maioria de nós a habilidade de tocar e sentir.

O que surpreende é o fato de que essa rede sensorial está espalhada por todos os vasos sanguíneos e glândulas sudoríparas. Pouco tempo antes, pesquisadores já haviam descoberto que as sensações da pele afetam a audição e que os seres humanos seriam capazes até mesmo de “ver” cores e formas por meio da pele.

“Há anos meus colegas e eu temos detectado diferentes tipos de terminações nervosas em pequenos vasos sanguíneos e glândulas sudoríparas, os quais assumimos que estavam simplesmente regulando o fluxo de sangue e suor. Nunca imaginamos que eles poderiam contribuir para as sensações conscientes”, diz o neurologista Frank Rice.

São esses sensores que nos conectam ao mundo e sem eles a vida seria praticamente impossível. É outro tipo de mecanismo que tinha que funcionar bem desde o início. Quanto mais as pesquisas e os métodos de investigação avançam, mais o corpo humano surpreende os cientistas. Não deveria ser assim, já que quem projetou essa maravilha foi o próprio Criador do universo. Estudar as maravilhas da criação nos ajuda a perceber o cuidado, a inteligência e o carinho com que fomos criados.

Michelson Borges

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails