domingo, maio 13, 2007

Máquinas maravilhosas

Quem não fica maravilhado ao visitar uma montadora de automóveis e ver aqueles grandes braços robóticos trabalhando nos veículos? Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, elétrica, eletrônica e computação. Cada vez mais o ser humano se utiliza de robôs para realizar diversas tarefas.

Quando Deus criou o ser humano, dotou-o de mecanismos semelhantes aos braços robotizados das indústrias, mas que deixam aquelas máquinas em grande desvantagem em termos de sofisticação. Tanto que certa vez o poeta americano Walt Whitman escreveu: “E a menor articulação da minha mão envergonharia a mais perfeita máquina.”

Observe sua mão. Mexa seus dedos. Gire o pulso e flexione o braço. Esses movimentos envolvem tecnologia de ponta! Primeiro surge um pensamento em seu cérebro: a idéia de mover alguma parte do corpo. Depois a ordem é enviada pelos nervos em forma de impulsos elétricos que viajam a velocidade de muitos metros por segundo. Quase que instantaneamente o membro se move da maneira que você pensou.

Já que falamos em mão, note bem: ela tem 27 ossos principais, sendo oito do carpo; cinco do metacarpo e 14 falanges, mais um número variável de pequenos ossos sesamóides. Os movimentos da mão humana são realizados por dois conjuntos de músculos: os intrínsecos, ou seja, que estão na própria mão; e os extrínsecos, que estão localizados no antebraço. Tudo isso se move em perfeita sincronia quando você deseja!

Outro detalhe interessante: a proporção áurea é uma razão presente em vários aspectos da natureza, e vale aproximadamente 1,618033. Essa proporção também está presente na mão humana!

É ou não é um projeto tremendamente inteligente?

Michelson Borges é jornalista, membro da Sociedade Criacionista Brasileira (www.scb.org.br) e autor dos livros A História da Vida e Por Que Creio (www.cpb.com.br).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails