quarta-feira, agosto 10, 2011

O que é preciso para construir um olho?

Que o olho humano é uma maravilha tecnológica, ninguém discorda. Tanto é assim, que os engenheiros tentam há anos imitar a funcionalidade do nosso órgão da visão. Graças a esse esforço, a admiração deles pelo olho tem crescido cada vez mais.

Os cientistas se deram conta de que nenhum chip de computador consegue fazer o que a retina faz. Se conseguisse, esse dispositivo teria que ser um milhão de vezes maior que a retina e pesaria mais de 40 kg! (A retina pesa menos de um grama e tem espessura de 0,01 milímetro.)

E o consumo de energia? Nossa retina consome apenas 0,0001 watt, enquanto a retina artificial requereria muito mais energia: 300 watts – além de um sistema de refrigeração.

Com tudo isso, teríamos finalmente a visão humana reproduzida artificialmente? Ainda não. Se fosse construído um chip desses, ele seria capaz de lidar com uma área quadrada de apenas duas mil unidades de visão (pixels), enquanto a visão humana tem capacidade cinco vezes maior. O tal chip (se existisse) seria equivalente a um milhão de transístores, enquanto a retina humana equivale a 25 bilhões deles!

A cada segundo, a retina humana executa operações matemáticas que levaríamos meses para resolver. Máquinas de calcular surgem por acaso? Mecanismos de alta tecnologia podem existir sem ter sido planejados? Deus criou o olho – só não vê quem não quer.

Michelson Borges
(Com informações do blog Darwinismo)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails