quarta-feira, dezembro 31, 2008

Lesmas inspiram novo sistema de propulsão para robôs

As lesmas estão entre os bichos mais lentos que existem. Certamente elas não têm nada a nos ensinar sobre locomoção, certo? Errado. Estudando as lesmas d’água, cientistas descobriram uma nova forma de propulsão que não apenas ajudará a movimentar robôs, mas também permitirá que eles andem de cabeça para baixo em qualquer superfície – até mesmo sobre a água! Na verdade, as lesmas já serviram de inspiração para diversos robôs. Isso se chama biomimetismo, ou seja, a aplicação de técnicas e soluções biológicas encontradas na criação a problemas de engenharia. Os cientistas acreditam que usar as soluções desenvolvidas pelos organismos vivos em equipamentos dos mais diversos tipos pode evitar um grande número de testes e avaliações. Com isso, admitem quase sem querer que a natureza possui design e projeto dignos de imitação.

O que mais intrigou os pesquisadores nas lesmas d’água é a capacidade que elas têm de se movimentar na água, em superfícies molhadas e até mesmo em inclinações totalmente negativas e de cabeça para baixo em superfícies irregulares. A resposta parece estar nas ondas que esses animais criam na gosminha que eles expelem e sobre a qual se movimentam. São essas ondas que permitem que as lesmas d’água criem um arrasto que as permite movimentar-se sobre a superfície absolutamente lisa da água.

“As lesmas d’água ‘distorcem’ a superfície macia e extremamente lisa da água de um lago aplicando forças sobre ela através do muco [gosminha]. Como elas são muito leves, não precisam fazer qualquer esforço para boiarem”, explica o Dr. Eric Lauga. Segundo ele, o detalhe mais impressionante é que as lesmas utilizam a gosminha tanto como “adesivo”, sobre o qual firmam seu pé para se movimentar, já que a água não oferece o apoio encontrado no solo, quanto como lubrificante, permitindo que ela deslize suavemente sobre a própria superfície.

O objetivo agora é imitar essa capacidade das lesmas e aplicá-las aos robôs, para que eles possam andar sobre superfícies lisas e mesmo sobre a água. É mais um caso de tecnologia imitando o projeto da criação.

Michelson Borges é jornalista, membro da Sociedade Criacionista Brasileira (www.scb.org.br) e autor dos livros A História da Vida e Por Que Creio (www.cpb.com.br).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails