sábado, agosto 02, 2008

Lagartixa inspira criação de supercurativo

Mais um ponto para os cientistas – em sua habilidade de imitar a criação. Desta vez, quem os inspirou foi a lagartixa, com suas patas adesivas. Imitando essa capacidade do pequeno réptil, os pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology criaram um curativo interno que pode ser usado em cirurgias ou ferimentos. A pesquisa foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O curativo foi desenvolvido de tal forma que imita as microestruturas das patas da lagartixa e que as tornam extremamente adesivas, permitindo que elas escalem paredes lisas. Sobre essa microestrutura foi aplicada uma fina camada de cola que ajuda a bandagem a se fixar até mesmo em superfícies molhadas. Os usos para um curativo desses incluem fechar o buraco causado por uma úlcera ou mesmo selar o intestino depois da remoção de uma parte dele. Como o curativo é degradável, nem precisa ser removido. E, pelo fato de poder ser dobrada e desdobrada, a bandagem também tem potencial para ser usada em procedimentos cirúrgicos em locais difíceis de dar pontos.

O especialista Kellar Autumn, do Lewis & Clark College, em Oregon, disse que, apesar de sua sofisticação, a nanoestrutura desenvolvida pelos cientistas do MIT é “relativamente primitiva” se comparada com a encontrada nas lagartixas, e conseqüentemente não é tão adesiva quanto as patas do bichinho.

Parabéns para os cientistas. Mas a natureza ainda dá de dez a zero!

Michelson Borges é jornalista, membro da Sociedade Criacionista Brasileira (www.scb.org.br) e autor dos livros A História da Vida e Por Que Creio (www.cpb.com.br).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails