terça-feira, junho 22, 2010

Fibra ótica molecular

Todas as plantas e algumas bactérias usam a fotossíntese para gerar energia a partir da luz do Sol. Os cientistas ainda não sabem direito como esse mecanismo complexo funciona, mas já estão copiando detalhes desse processo. Pesquisadores da Universidade de Twente, na Holanda, descobriram que o sistema de fotossíntese de uma bactéria pode ser usado para transportar luz por longas distâncias. Eles construíram uma espécie de fibra óptica molecular, mais de mil vezes mais fina do que um fio de cabelo humano.

Algumas proteínas transportam no interior das células a energia capturada do Sol, levando-a a um ponto em que essa energia é armazenada. O que os pesquisadores fizeram foi isolar essas proteínas do chamado Complexo de Coleta de Luz. Foi com essas proteínas que os cientistas construíram sua fibra óptica molecular. Ao disparar um feixe de laser sobre esse fio de proteínas, os pesquisadores verificaram que a luz viajou até 1,5 micrômetro – distância “gigantesca” em se tratando da nanotecnologia.

“Essas proteínas são tijolos de construção que a natureza nos dá de graça. Usando-as podemos aprender mais sobre processos naturais, como o transporte de luz na fotossíntese. Quando entendermos a natureza, poderemos copiá-la”, disse o cientista Cess Otto.

A pesquisa é muito importante e a equipe de Otto merece aplausos. Mas é preciso dizer que processos naturais não criam complexidade específica, a ponto de originar mecanismos como a fotossíntese. Deus é quem nos dá as maravilhas da natureza que servem de inspiração para criar tecnologias que melhoram nossa vida.

Michelson Borges

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails