sexta-feira, abril 03, 2009

Quem inventou a espiral?

Quando olha para um caderno com arame espiralado, talvez você nem imagine que, das moléculas de DNA até as gigantescas galáxias, as estruturas em espiral são tão abundantes quanto úteis na natureza. Tanto é assim que cientistas estão imitando esse padrão de design e utilizando a nanotecnologia para produzir materiais em formato helicoidal que poderão ser usados para armazenar e transmitir informações, além de liberar medicamentos no interior do corpo humano. Segundo a revista Science de janeiro de 2009, as nanocordas desenvolvidas por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, montam-se autonomamente a partir da dissolução de nanobastões em um líquido volátil. Quando o líquido se evapora, as forças de capilaridade atuam sobre os nanobastões, inicialmente fabricados em uma estrutura homogênea, fazendo-os deformarem-se e enrolarem-se uns nos outros, como as fibras em uma corda.

Segundo a Dra Joanna Aizenberg, coordenadora da pesquisa, as nanocordas poderão ser utilizadas em energia e no armazenamento de informações, na fotônica, na fabricação de novos tipos de adesivos e, principalmente, na construção de novos sistemas de captura e liberação – espécies de mecanismos robóticos em nanoescala, que poderão ser empregados no transporte e liberação de medicamentos no interior do corpo humano.

Quem ensinou à natureza que as formas em espiral são, além de belas, úteis a tal ponto de inspirar o ser humano a também utilizá-las? Resposta: o Criador das galáxias e do DNA.

Michelson Borges

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails