terça-feira, março 03, 2009

Gel reproduz movimento biológico

Com toda a sua engenhosidade, o ser humano sempre está um passo atrás da natureza, imitando o funcionamento das coisas criadas. As máquinas construídas pelo homem precisam de um impulso externo para funcionar, mas os sistemas biológicos têm solução melhor. Um exemplo é o nosso intestino. Ele faz o movimento peristáltico, uma contração muscular circular e perfeitamente direcional, que depende em parte de um ritmo que é próprio do músculo.

De olho nesse movimento, pesquisadores da Universidade Waseda, no Japão, desenvolveram um gel capaz de imitar os movimentos peristálticos sem nenhum estímulo externo. O segredo desse incrível gel que parece “vivo”, conforme explica o Dr. Shingo Maeda, está em uma reação química especial no interior do líquido. É uma reação oscilante que faz com que o gel inche e se contraia periodicamente, causando o movimento.

Para imitar o movimento peristáltico do intestino, os cientistas construíram uma fita com o novo gel, e fizeram com que, enquanto algumas regiões se expandiam, outras se encolhessem. O movimento de onda faz com que a fita funcione como uma espécie de esteira de transporte.

Na próxima vez que você for ao banheiro, pense no maravilhoso movimento peristáltico com que o Criador dotou o seu intestino.

Michelson Borges é jornalista, membro da Sociedade Criacionista Brasileira (www.scb.org.br) e autor dos livros A História da Vida e Por Que Creio (www.cpb.com.br).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails